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1 de jun. de 2010

Projeto - Proinfo

Proinfo – Integrado
Aluno: Tereza Cristina Pereira de Araújo Oliveira
Professor: Marcelo Assis
Turma: 3ª Feira – Matutino
Data: 01/06/2010
O USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
               As Tecnologias da Informação e da Comunicação são indiscutivelmente hoje um tema urgente e palpitante para todos os cidadãos brasileiros. Mais ainda se torna uma questão de possibilidades e novos caminhos para a Educação, e, dentro desta, uma crescente e necessária utilização de suas ferramentas no processo educacional de pessoas com deficiências.
              O foco deste projeto é criar possibilidades de ensino-aprendizagem significativas para alunos com necessidades educativas especiais a partir da utilização da Informática Educativa em parceria com a Sala de Recurso, proporcionando condições para o desenvolvimento da sua autonomia.           
OBJETIVO GERAL:
  O objetivo principal deste projeto é colaborar com subsídios práticos para uma melhor compreensão de aspectos que envolvem a utilização da informática na educação inclusiva, visando a inclusão dos alunos ANEEs da E.C.10 no uso das tecnologias. Vale ressaltar a  importância da utilização da informática no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais para concretização de uma educação, onde os alunos, independentemente de suas características físicas, sensoriais e cognitivas, tenham acesso a um ensino de qualidade, que se utilize de métodos e instrumentos diversificados e que favoreça a verdadeira construção do conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS;
Promover o acesso de alunos com necessidades educacionais especiais no universo das novas tecnologias;
Investigar a influência da informática na construção do conhecimento;
Desmitificar conceitos agregados a deficiência no sentido de incapacidade;
Buscar o desenvolvimento autônomo e integral do aluno com necessidades especiais.
CONTEÚDOS CURRICULARES E DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
       Tendo em vista que a maioria dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais na E.C.10 estão no processo de alfabetização ou apresentam dificuldades em produções textuais, raciocínio lógico-matemático, etc, os conteúdos curriculares e as disciplinas serão trabalhadas no laboratório de informática com temas voltados para suprir essa carência: Escrita de palavras, construção de desenhos, resolução de problemas matemáticos, produção de textos, alfabeto, etc.
METODOLOGIA:
           Na E.C.10 de Ceilândia existem em torno de sete alunos portadores de necessidades educacionais especiais nos dois turnos de ensino e em séries diferenciadas. Em parceria com a professora da sala de recursos, levarei para o laboratório de informática, os alunos no turno contrário ao de aula para utilizarem os computadores. No primeiro momento, eles irão manusear as máquinas, utilizando os recursos diversos de forma que haja uma maior interação com essa tecnologia. Depois, mostrarei recursos como o Programa de Pintura do Linux( KolourPaint ), o processador de texto (Writer), etc, ajudando-os de forma que se sintam familiarizados com o uso do computador. Dessa forma, faremos o alfabeto, produções textuais, resolução de problemas matemáticos, escrita de palavras e frases, etc.
 TEMPO TOTAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:
     Este projeto acontecerá no segundo semestre de 2010  durante o 3º Bimestre letivo, mas poderá ser prorrogado de acordo com a necessidade e interesse dos alunos.
MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIO:
        O material necessário para realização do projeto é basicamente o uso do computador,   portanto, o laboratório de informática necessita estar funcionando plenamente. Para a exposição que acontecerá  ao final do projeto, serão necessárias cartolinas, pincéis, papel fotográfico, etc. Conto com o suporte da Direção da Instituição de Ensino, dos professores regentes dos alunos  ANEEs e da professora da Sala de Recursos.     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Andrade, Jorge Márcio P. de - Educação em Bytes (O Uso de Informática em Educação Especial) – Rio de Janeiro – Editora Casa da Ciência da UFRJ – 1997.
Pretto, Nelson de Luca – Uma Escola Com/Sem Futuro (Educação e Multimídia)-Papirus Editora – Campinas – SP - 1996
Sancho, Juana M. (organizadora) – Para uma Tecnologia Educacional – Ed. Artes Médicas – Porto Alegre – RS – 1998.
www.google.com
FORMA DE AVALIAÇÃO
       A avaliação acontecerá ao longo do processo para que haja intervenção, mudanças e adequações, caso sejam necessárias. Ao final do projeto, os alunos mostrarão os trabalhos realizados em uma exposição na escola.

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